Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

COLEGIADO ESCOLAR





                                           Ocorreu hoje a eleição do colegiado escolar 2012
                     Foi bastante movimentado,com um telão, reproduzindo várias ações
                     da Escola.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

PROJETO DESFILE ESTUDANTIL



UNIDADE INTEGRADA SOUSÂNDRADE
(Reconhecida pela resolução Nº 19/88 CCE )


Projeto Desfile Estudantil




“São Luis, cidade de Encantarias”

São Luís (MA)
2012


PELOTÃO 11º


“São Luis dos Sobrados , Casarões, Meia- morada, Porta
– e – Janela e Morada Inteira. ”


1- Identificação

Participantes: alunos de 5ª a 8ª série

Responsáveis: Diretora, supervisora e professores.

Período de execução: Junho, agosto e setembro de 2012.



2- Justificativa

A origem deste projeto encontra-se relacionada, ao ano de comemoração da cidade de São Luís, pois como sabemos, 2012 é marcado pelos 400 anos da fundação desta cidade e entre as comemorações previstas tem-se o Desfile Estudantil que vem sendo realizado no mês de setembro portanto mês de aniversário de São Luís.
Para fazer frente a este acontecimento a Secretaria de Estado da Educação, mas especificamente a Unidade Regional de Educação/URE/SÃO LUÍS, mobilizou-se junto às escolas que integram esta Regional para juntas desenvolverem projetos nos estabelecimentos de ensino voltados para a comemoração da referida data.
Partindo deste princípio a Unidade Integrada Sousândrade, que atende aos alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental propõe-se a trabalhar o Tema: “ São Luís dos sobrados, casarões, meia-morada... ” de maneira que possa envolver os professores de todas as disciplinas na temática em questão, a fim de conscientizar os discentes para a valorização da data comemorativa aqui referida, bem como despertar nos mesmos o interesse pelo conhecimento da história e cultura ludovicenses.



3- Objetivos

3.1 – Geral

* Despertar nos alunos um nível de consciência crítica voltado para a valorização e preservação do acervo arquitetônico ludovicense.


3.2- Específicos

* Entender a história da fundação de São Luís, enquanto parte integrante da sua própria história;

* Listar os fatores que contribuíram para que São Luís fosse reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Humanidade;

* Identificar à luz do conjunto arquitetônico de São Luís, as edificações classificadas como meia- morada;

* Compreender que ao ser reconhecida pela UNESCO (Órgão das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura), como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da humanidade, São Luís tornou-se objeto de preservação de toda a população mundial.


4. Fundamentação Teórica

O objeto de estudo deste projeto está relacionado a temática: São Luís Cidade de Encantarias onde encontra – se situado mais precisamente o Tema: São Luís dos Sobrados, Casarões, Meia-morada... , haja vista este ser o objeto de estudo da Unidade Integrada Sousândrade e que servirá de suporte ao Desfile Estudantil da referida escola para o ano em curso.

A cidade de São Luís, grosso modo pode ser definida como Miscelânea Cultural. Uma congregação de valores, costumes e tradições dos povos que edificaram estas terras e contribuíram para a formação da cultura ludovicense. Inicialmente os maranhanguaras integrantes da nação indígena tupinambá, que habitavam este solo nos períodos anteriores à chegada dos europeus; primeiro os franceses que visavam a instalação da França Equinocial no Maranhão e foram os responsáveis pela fundação da cidade em 08 de setembro de 1612 e que deram o nome de São Luís: em seguida os portugueses que em 1615 expulsaram os franceses e por último a mão – de – obra do negro africano que apesar da exploração ao qual foi submetido, muito contribuiu para o desenvolvimento cultural desta ilha.

Desta forma, podemos afirmar que a cultura ludovicense é o resultado do amálgama formado pela reunião dos povos acima citados.

Vale ressaltar que durante os séculos XVIII e XIX, São Luís viveu um período de grande prosperidade econômico e cultural. Todo este apogeu viria mais tarde a contribuir para o desenvolvimento valioso da ilha. Tal prosperidade relaciona-se a produção e exportação do algodão, produto que teve grande aceitação na Europa, sobretudo na Inglaterra que vivia o apogeu da industrialização. Neste contexto o comércio algodoeiro contribuiu para o enriquecimento da cidade e o surgimento de uma elite econômica que vivia no luxo e conforto dos seus sobrados, solares e casarões.

São Luís, sobretudo o que passou para a história com o nome de Centro Histórico, é marcado pelo cenário suntuoso dos sobrados e casarões construídos pelos senhores que controlavam a produção algodoeira na região e que veio a constituir-se em marcas vivas e indeléveis do apogeu econômico ludovicense.

Neste sentido é oportuno destacar o que Marques afirma na obra Touchê: “Uma aventura pelas Cidades dos Azulejos”. Ao descrever o diálogo entre Rafa e Touchê, o autor ressalta o luxo que ostenta sobrados e casarões de São Luís contrasta com a simplicidade presente nas edificações das igrejas : “Parece que os maranhenses gastavam mais dinheiro de casas para morar do que com igrejas para rezar” ( Marques,2001,p.49).

No que tange aquelas construções é imprescindível salientar suas características arquitetônicas. Sob esse aspecto, os sobrados com até quatro pavimentos, possuíam dupla função: o térreo era destinado ao comércio, as escadas conduziam aos andares superiores, onde localizavam-se os cômodos da casa, além disso alguns desses sobrados possuem mirantes e porões. Todavia é a partir do final do século XVIII que uma ideia funcional tornou-se símbolo do casario da Atenas Brasileira .Os azulejos trazidos de Portugal e de outros países europeus serviram para revestir as casas e atenuar os efeitos do calor e da umidade, marca viva dos sobrados ludovicenses. Em decorrência do seu largo uso, São Luís ficou conhecida como Cidade dos Azulejos.

O conjunto arquitetônico de São Luís além de sobrados e casarões é constituído por casas térreas. Estas possuem várias classificações, porém as mais conhecidas são: morada inteira e meia- morada. A primeira é caracterizada pela utilização de uma porta com duas janelas de cada lado, a segunda consiste em uma porta lateral e duas janelas.

Ressaltamos que dentre as duas edificações supra citadas, a meia- morada é o modelo que receberá maior atenção em nossos estudos, haja vista constituir-se em objeto de estudo deste projeto.


Por esse e por outros tantos motivos, a UNESCO (Órgão da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) declarou: ” Não existe no mundo nada igual ao acervo Cultural e Arquitetônico de São Luís “. Nesta frase o órgão reconheceu a beleza e a importância de um dos maiores conjuntos arquitetônicos de origem europeia no mundo. Neste sentido em 1997, aquele órgão das Nações Unidas concedeu o Título de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Humanidade a São Luís, tornando a cidade objeto de preservação e reverencia por parte de toda a população mundial. Com este reconhecimento a história de São Luis passa a ser tomada a nível global.

Com base no que realçamos é que a Unidade Integrada Sousândrade representada pela diretora, supervisora e professores (as) não medirá esforços no sentido de fazer com que os alunos desta instituição percebam a riqueza deste patrimônio despertando neste, o amor e ajudando a preservá-lo, contribuindo desta forma para que a nossa história não seja apagada e que as futuras gerações não sejam dela privadas.


5. Procedimentos Metodológicos


Na execução deste trabalho será adotado uma metodologia crítica e voltada para a construção do conhecimento feito pelo aluno, será considerada a contribuição do aluno realizada a partir de uma fundamentação teórica consistente e participativa. Entendemos que para o alcance destas metas serão necessários os seguintes procedimentos:

· Levantamento da bibliografia existente na biblioteca da escola;
· Sessão de estudo para análise e discussão do tema em estudo;
· Produção de textos feitos a partir dos conhecimentos adquiridos durante as sessões de estudo;
· Informações obtidas através de conversas dos alunos com os moradores mais antigos do bairro;
· Visitação dos alunos ao Centro Histórico de São Luís.

6. Referências Bibliográficas

Guia Turístico de São Luís. Governo do Estado do Maranhão. GEPLAN-Subgerência de Turismo Criação: Comunicação e Marketing, Março,2001.
REVISTA MAGAZINE. Maranhão e seu poema encantado. Ed. Secom. 2012.

Marques Wilson. Touchê: Uma Aventura pela Cidade dos Azulejos, São Luís : 2001.

ANEXOS


Sumário


1 Identificação ........................................... 05
2 Justificativa...............................................05
3 Objetivos .................................................06
4 Fundamentação Teórica ...........................07
5 Procedimentos Metodológicos..................10
6 Referencias Bibliográficas..........................11
7 Anexos ......................................................12


Um novo olhar sobre os mirantes de São Luís

Em São Luís, as ruas do Centro da cidade as casas e sobrados históricos, possuem em seu conjunto um elemento arquitetônico a mais, no alto de seus telhados. São os mirantes, espécies de salas isoladas e que possuem diversos significados, mas que, em geral, representam o fausto de uma época em que o poder político e financeiro era refletido na arquitetura.


Construídos, em sua maioria, nos séculos XVIII e XIX, ostentam a riqueza de uma época em que o poder era traduzido na arquitetura, são também reveladores de hábitos e costumes de uma época. Eles são, na verdade, um símbolo orientador da identidade maranhense, com amplo significado e que ainda não foi desvendado.



1. Tipos de Moradias Portuguesas
Existem vários tipos de moradias, como: Sobrado, solar, Meia-Morada ,Morada-inteira e Porta e janela.

Sobrado: era habitado pela classe medeia alta (ex: comerciante) e tinha um comercio em baixo.

Solar: era a casa de família abastarda, ou seja só morava os mais ricos;

Meia - Morada : era composta por duas janelas e uma porta,e era habitada pela classe media

Morada - Inteira: era composta por uma porta e quatro janelas e era habitada pela classe media


Porta e Janela : era uma porta e janela, e era habitada pela classe baixa.










Projeto do Desfile Estudantil - 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

PRIMEIRA REUNIÃO




A PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS E PROFESSORES OCORREU NO DIA 08/03/2012

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PRIMEIRO DIA DE AULA







No dia 06 de fevereiro teve inicio o ano letivo de 2012